Cotiporã cultiva tradições gaúchas.

A semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho, em homenagem a Revolução Farroupilha, o mais logo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, que relembra a Guerra contra o Império de 1835 a 1845. Nesse movimento revolucionário mostrava os ideais liberais, federalistas e republicanos, e foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

Hoje, o seu objetivo é valorizar os diferentes aspectos da formação da sociedade gaúcha e suas etnias, destacar e fortalecer hábitos e costumes, como a indumentária, a culinária, as crenças, a música, a dança e outros, valorizar locais típicos, sítios históricos, belezas naturais, o clima, o pampa, a serra, ou seja, a diversidade natural do Rio Grande do Sul que caracteriza o estado. A formação do povo gaúcho, traz consigo uma bagagem cultural de hábitos, usos e costumes que mesclados caracterizam quem é do sul.


Nos dias 13 a 20 de Setembro, Cotiporã realizará uma grande programação para difundir e expandir a cultura gaúcha em geral os aspectos regionais dessa cultura. O CTG Pousada dos Carreteiros de Cotiporã realizará roda de chimarrão, concursos, participações tradicionalistas, gincanas, almoços e jantares, torneios de bisca, torneio de bocha e bile com Elo Fandangueiro. A prefeitura Municipal apoia este evento sendo um dos maiores festejos deste mês, na cidade. Abaixo segue a programação completa nos dias e horários de realização.