Atrativos


Atenção: As estradas pelo interior são de chão batido, as trilhas são naturais a fim de preservar o meio ambiente. As locomoções à trilha são de carro, ou em grupo maior necessário de van + custos. Os custos das trilhas são para grupo de 15pessoas de menor valor, para 4 pessoas de maior valor. 

  Os Pontos Turísticos são de propriedades particulares exigindo  a presença do guia local.
Contato com o guia Jones pelo fone (54)84423174 | 99569322.

**********************
**Confira os Pontos Turísticos  *
*           de Cotiporã       * 
***********************
Igreja Matriz N. Srª da Saúde
Campanário São Vicente
Gruta N. Srª de Lourdes
Gruta de Quartzo
Museu Histórico Municipal
Figorífico "A Sul Americana"
Belvedere Rio das Antas
Morro do Céu ou Cerro dos Baianos
Cascata dos Marins 
Cascata dos Calzza
Rampa para Paraglaider
Cave Marson
Cachaçaria Balsa Velha
Artesanato
Parque de Rodeio - CTG Pousada dos Carreteiros

 ***********************

Igreja Matriz N. Srª da Saúde


Construída  em homenagem a santa padroeira da cidade, Nossa Senhora da Saúde. Sua pintura interna é conservada desde 1907, data do início de sua construção. No mês de
Novembro é realizado a maior festa em honra a padroeira.

Campanário São Vicente 
O 1ª Campanário construído pelos imigrantes italianos no município localizado na Capela  de São Vicente, neste local também foi realizado a primeira missa até então Colônia de Monte Vêneto. O campanário é construído em madeira típico da imigração italiana, e ainda hoje é utilizado ao soar seus sinos nas missas da comunidade.

Gruta N. Srª de Lourdes
 Em meio à natureza, localizado na capela Nossa Senhora da Pompéia, no mês de Fevereiro é realizado a festa em honra a santa e feita a peregrinação à gruta.

Gruta de Quartzo

Construída com pedras de quartzo, foi feita afim de realizar orações  pela proximidade do antigo hospital da cidade na época. 
 
Museu Histórico Municipal


Junto ao prédio da Casa da Cultura, construído em 1935, encontra-se peças antigas da saga dos imigrantes italianos em sua cultura e seus costumes.

Frigorífico "A Sul Americana"


Prédio que abrigou por um longo tempo o frigorífico ''A Sul Americana", fundada em 1916 o prédio possui 6.500m2 de área coberta e  construído em pedra de basalto. Considerado precursor e maior frigorífico da América Latina.

Belvedere Rio das Antas
Avista-se o vale do Rio das Antas, a dupla ferradura contornando o Morro do Céu que liga a mata Atlântica da região, cânions e morros formam uma exuberante vista à natureza. O lago imenso gerado pela represa da UEH 14 de Julho em pleno funcionamento é mais uma bela atração a ser vista deste local.

Morro do Céu ou Cerro dos Baianos
 Originada pelos derrames basálticos na era mesozoica (136 milhões de anos, a formação rochosa que ali se formou, é um cerro que destaca-se por estar isolado no relevo, circulado quase que totalmente ao Rio das Antas. O platô  do morro possui 70ht de mata nativa e atlântica.
Cascata dos Marins 
  
Local de extrema beleza natural se localiza ao Arroio Sapatinho, distante 6km da cidade, neste local avista-se as montanhas e vales próximos ao Rio das Antas em meio ao cânion com mais de 80m de altitude onde é praticado esporte de aventura como escalada e rapel. Sua cascata de imensa queda da água é realizado rapel na cachoeira e uma trilha a piscina que é formada naturalmente para realizar banhos e piqueniques. 

Cascata dos Calzza
Em meio a vales e montanhas ao percurso do Arroio Vicente Rosa está um dos locais mais  preferidos dos turistas. Ao caminho de uma trilha é chegada a uma das cachoeiras mais lindas da cidade. Com imensas quedas da água sobre rocha basáltica e em meio a mata nativa, varias piscinas naturais encantam seis visitantes a um mergulho.

Rampa para Paraglaider 
 Com um local de fácil acesso para saltos, seu penhasco a deriva do vale do Rio Carreiro, fica num ambiente hostil para a prática deste esporte que necessita tamanha área de voo livre.

Cave Marson
Trazida pela a família a técnica de elaborar vinhos, hoje a vinícola é reconhecida pelas suas inúmeras premiações. Hoje a vinícola elabora suas linhas de vinhos  e espumantes finos.

Cachaçaria Balsa Velha
 Uma das melhores água ardente é fabricada no Vale do Rio Carreiro, ali os ingredientes da terra exalam o sabor perfeito para a sua criação. Licores, melado e outros, são produzidos artesanalmente afim de se obter todo o aroma da região do vale.

Artesanato
 Aqui encontra-se o mais belo artesanato feito pelas dedicadas mãos das artesãs do município. Artigos feito em palha de milho trazidos pelos imigrantes, hoje é confeccionado diversas peças, além dos tricôs e outros artigos são encontrados junto a Casa da Cultura para seu comércio.

Parque de Rodeio - CTG Pousada dos Carreteiros

Ambiente tradicionalista, aqui é realizado uma das festas típicas gaudérias, no mês de Fevereiro é realizado atividades como gineteada e outros ... , acampamento, entrega de troféus, dança de salão e regado a muito churrasco, comida típica do estado.






Passeio Histórico
Igreja Matriz - Frigorífico prédio de 1916 - Museu Artesanato - Cascata dos Marins e trilha até a queda da cascata tempo ida e volta da trilha 30 min.

Caminhos Rurais
Passeio de Tuc-Tuc  - Costruções Antigas - Vale Rio das Antas - Morro do Céu Colônia - Cascata dos Marins. 

Trilha das Alamedas Verdes
Passeio de Tuc-Tuc - Caminhos Rurais - Cascata Esperança  - Vales do Rio das Antas e de colonização italiana e polonesa.

Caminhos dos Aromas
Passeio de Tuc-Tuc - Colheita de uva - Degustação em pareiral - Cascata dos Marins - Vinícola Marson (Degustação e Venda de Vinhos e Espumantes)  


Rota dos Sabores
Igreja Matriz - Museu Artesanato - Cascata dos Marins - Mesa Colonial debaixo de parreiral (verão) - Diversão e alegria contagiam a mesa farta italiana.




*******************************************************************
*Tuc Tuc é um veículo adaptado para  atender as exigências dos trabalhos agrícolas. Ele é muito utilizado nas épocas da colheita da uva, por ser um veículo curto, potente e de fácil locomoção entre  os pareirais e as sinuosas estradas dos vales, os agricultores aderem a este meio de tranporte e locomoção .
*******************************************************************



************************************
Dica do Guia

Para maior comodidade durante os passeios, recomenda-se levar na bagagem alguns itens: Roupas confortáveis e leves, dois pares de calçado esportivo, proteção de caneleira para trilhas, traje de banho, chapéu ou boné, repelente, protetor solar, máquina fotográfica, capas de chuva,  e calça para passeio à cavalo.
* No inverno, além dos itens acima, levar agasalhos para o frio.

*****************************
*****    Confira os roteiros existentes    *****
Crie o seu roteiro como desejar e contate para averiguar possibilidades.
__________________________________